Imagem capa - Casando nas Praias de Santa Catarina por Diego Dahmer FOTO
Casamentos

Casando nas Praias de Santa Catarina

Ah, Santa Catarina... De ponta a ponta, linda e inspiradora! Com praias incríveis e fascinantes que são perfeitas, sem dúvidas, para dizer o tão sonhado SIM ♡


Com os pés na areia e ao som do mar, ou ainda em acomodações de frente para o mar, essa tem sido a escolha de muitos casais românticos e modernos. E como as festas tradicionais, os casamentos na praia precisam de cuidados específicos e todos os demais preparativos especiais para garantirmos o conforto e alegria de todos os envolvidos, e claro a felicidade dos noivos. Exige atenção quanto ao horário, tempo, fluxo, estrutura, fornecedores e convidados. Enfim, tudo precisa ser observado com minuciosidade e levado em consideração, para no final o seu casamento tornar-se inesquecível, bem como registrado em lindas fotografias representando toda a sintonia e amor do seu momento dos sonhos!


Se essa for a sua escolha, casar nas praias de Santa Catarina, conte com a gente! Vamos te ajudar nos preparativos do seu casamento com 10 dicas super importantes, escritas com muito carinho pela organizadora de casamentos Vanessa, da Santa Cerimonial. Acredite, tudo já foi testado e aprovado. E, para deixar tudo mais emocionante ainda, ilustramos cada dica com o casamento da Ionara e do Raphael que aconteceu na Praia do Estaleiro em Balneário Camboriú, no mês de  Fevereiro de 2017. A história deles é de emocionar de tão linda, conheça  um pouquinho dela na publicação da revista online do site casamentos.com.br.







Por que casar nas praias de Santa Catarina? No que precisamos pensar?

O estado é repleto de praias formosas e bem frequentadas, por isso tem sido a escolha de muitos casais para dizer o tão esperado SIM! Casamentos na praia pedem todos os preparativos das festas tradicionais, e somam-se a isso outros tantos cuidados específicos, que levam em conta sol, vento, chuva e deslocamento dos convidados e fornecedores.























Horário e Temperatura

Informe-se sobre horário de sol forte, ventos e maré alta. Prefira que a cerimônia seja realizada bem cedinho ou no final do dia, isso evita a exposição ao calor forte. Tenha em mente o uso de tendas (na cor branco ou cristal) para proporcionar  conforto e segurança aos convidados, caso o tempo feche.

*Solicite a opinião de seu fotógrafo sobre a melhor hora de luz para o término da celebração, pois é onde geralmente o casal realiza as fotos pós cerimônia a sós.



Escolhendo a Praia

Escolha a praia com cuidado. É muito importante verificar   com seu organizador como geralmente é a faixa de areia deste local, se sofre muito com maré alta. Deve-se também verificar as seguintes questões: O acesso é fácil? É seguro? Os fornecedores entregam no local? Possui ponto de luz próximo? Há necessidade de solicitar autorização à prefeitura? (Alvará).


Infra Estrutura

O lugar pode ser lindo, mas a infraestrutura também precisa ser correta. Inspecione banheiros, cozinha, estacionamento… São estes locais que irão dar conforto as necessidades básicas de seus convidados!

A quantidade de convidados irá determinar a quantidade necessária de banheiros. Caso o local escolhido tenha apenas um para cada sexo, opte por contratar um responsável pela limpeza e manutenção do mesmo.

Cozinha ou bar é necessário para poder proporcionar bebidas aos convidados durante o receptivo da cerimônia. A espera e o clima podem causar sede, então estar preparado com bebidas refrescantes fará seus convidados verem que você se importa com o conforto deles.
 
No caso do estacionamento, é interessante ver se há espaço público disponível para todos ou se haverá a necessidade de optar por estacionamentos privados, se for é bom ver possibilidades de negociação com o dono do local para que vocês arquem com os custos ou que os convidados tenham um valor melhor a pagar.



Áudio

Invista em um bom sistema de som para que todos os convidados possam ouvir o que for dito durante a cerimônia, pois cerimônias ao ar livre tendem a ter o som dispersado pelo vento ou pelo belo som das ondas. Mas, o que tem que ser ouvido com toda nitidez é o seu SIM.

Lembre-se de verificar se há algum ponto de luz próximo ao local da cerimônia que possa ser utilizado, seus músicos irão necessitar, caso não tenha opte por contratar geradores.


Programe-se

Muitos casamentos na praia são realizados em épocas de maior intensidade de fluxo nas regiões, sendo assim envie os convites com muita antecedência. Dessa forma, os convidados poderão programar a viagem e reservar a estadia com calma. Negocie preços com alguns hotéis da região e faça indicações detalhadas.



Penteado e Maquiagem

A noiva pode investir em um vestido agradável, confortável e leve. O cabelo preso ou semi preso favorece, porque não despenteia com ventos fortes. Já a maquiagem merece um cuidado maior, como o clima e o ambiente interferem muito, é bom optar por maquiagens leves e resistentes a água, pois o calor poderá escorrer e borrar a maquiagem.


Mimos aos Convidados

Muitas são as opções de se agradar aos convidados com mimos de cerimônia para a praia: leques personalizados para dispersar o calor individual, lenços de papel para os mais emotivos, chinelinhos ou rasteiras para os que não desejam pés na areia, águas saborizadas, óculos de sol, protetor solar, entre outros.



Comida e Bebida

Invista no bem-estar, principalmente se estiver muito calor. A escolha do menu fará diferença na pré disposição de seus convidados para darem maior ritmo e permanência em seu evento.

Para casamentos realizados no período da manhã invista em refeições leves e refrescantes. Nem sempre casar na praia quer dizer cardápio repleto de frutos do mar, é importante diversificar e pensar nas restrições (convidados veganos ou com intolerância).

Disponibilize em abundância drinques refrescantes, águas aromatizadas, sodas e sucos.


Assessoria de Casamento

Em Wedding Destination, a contratação de um organizador é ainda mais recomendável. Haverá detalhes demais para os noivos resolverem sozinhos, assim como algumas tarefas a serem realizadas presencialmente no local escolhido.

Este profissional será responsável por lhe dar todas as diretrizes necessárias para que seu casamento seja um sucesso. Irá te informar como fazer, quando fazer e com quem fazer. Além de proporcionar toda segurança e qualidade que a organização precisa. Tenha em mente que casar requer além de investimento financeiro e amor, muito conhecimento, para que no dia, seu casamento ocorra de forma tranquila e correta.

A coordenação de todos os envolvidos é de suma importância para que o objetivo final seja alcançado: a felicidade dos noivos!



Relaxe e Divirta-se

Não pire com as previsões do tempo, planeje, tenha plano A e B. Faça as contratações certas e confie no trabalho destes. Siga o cronograma de tarefas mensais e não perca o rumo! A barra do vestido vai sujar. Relaxe! O estilo hippie chique sempre faz sucesso!

Se esse é o seu plano, essas dicas indispensáveis certamente vão te ajudar a evitar transtornos no seu grande dia e tornar o seu casamento memorável como deve ser... Com muito amor, afinal, o amor é o motivo da sua união!


APROVEITE, é o que desejamos a vocês!


Gostou? Espalhe e compartilhe com os noivos do ano! Vamos ficar felizes em contribuir com o amor! E, qualquer sugestão ou dúvida, deixe aqui nos comentários. E claro, conte pra gente como foi aplicar essas dicas no seu casamento! 

Abraços!