Imagem capa - Uma aula sobre Fotojornalismo, com Victor Moriyama. por Diego Dahmer FOTO
Personalidade

Uma aula sobre Fotojornalismo, com Victor Moriyama.


Em entrevista exclusiva para a aluna de Fotografia da UNIVALI de Itajaí, Dauana Mantovanello, o fotojornalista colaborador do New York Times, Victor Moriyama, conversou sobre sua carreira no Fotojornalismo e os desafios da profissão. Dentre todas as vertentes que o Fotojornalismo pode tomar, Victor é especialista em pautas ambientais, culturais e sociais, assuntos de maior interesse pela autora deste artigo.




Victor Moriyama, 

e o caminho que o levou até a fotografia.


Brasileiro, 37 anos, natural de São Paulo/SP.

Estudou Comunicação Social com ênfase em Rádio Televisão.


Descobriu o interesse pela fotografia de forma amadora na adolescência e início da vida adulta. Logo que iniciou a faculdade, trabalhou de assistente para o fotógrafo de gastronomia Antônio Rodrigues, onde teve o primeiro contato com a Fotografia como profissão, o que ampliou o seu conhecimento sobre iluminação de estúdio.


Sua jornada conta com experiências em Fotografia para televisão, assistência de câmera para publicidade, documentários e desenho de luz para cinema, além de buscar diariamente a evolução fotográfica por conta própria.


Ao término de sua faculdade, dividido entre a Fotografia Audiovisual e Fotografia Still, em 2010 conheceu o Pedro, editor do jornal OVale de São José dos Campos/SP, que o convidou para preencher uma vaga no mesmo (Victor comenta que o contato se deu devido a inúmeras indicações de seu nome para o editor). Momento de início na sua carreira como Fotojornalista.


Guiado pela curiosidade de estar na rua onde as coisas acontecem e poder documentar a história sempre de uma perspectiva social e socioambiental” – tendências inspiradas pelo pai sociólogo e também, pela afinidade e preocupação com a natureza –, o levou a entender que os princípios que o guiava quando mais novo, norteiam a sua vida até hoje. Tal clareza o permite produzir pautas contando histórias a respeito dos valores que acredita serem importantes para a sociedade global.


Sua bagagem conta ainda com trabalhos realizados para a Folha de São Paulo, produção de inúmeros conteúdos freelancer para a Agence France-Presse, Reuters, National Geographic Brasil e Getty Imagesalém de colaborar regularmente cobrindo a Amazônia e a América do Sul para o The New York Times, Bloomberg, Le Monde e El País, consolidando assim carreira nacional e internacional.  



Destaque no 

Fotojornalismo.


Hoje como fotojornalista, os principais assuntos abordados por Victor em suas imagens abrangem a editoria geral, de meio ambiente, cultura e internacional, produzindo conteúdo para reportagens de rotina e principalmente, grandes reportagens. Sendo que as pautas executadas abrangem o gênero spot news e em alguns momentos, geral news,  


Atualmente, Victor, desenvolve um projeto pessoal de longo prazo que investiga a desigualdade social no Brasil e os impactos do capitalismo nas relações sociais. Sendo de caráter documental, registra importantes assuntos geopolíticos e sociais que definem os impactos da globalização no Brasil.


A seguir, confira mais detalhes sobre pautas relevantes na carreira do fotógrafo. 

Edição de imagens a partir do conteúdo disponibilizado no site do fotógrafo.



Linguagem Fotográfica,

características que contribuem para criar narrativas.


Fotografias, em sua maioria horizontais, que contam histórias através de grandes planos gerais, hora médios ou americanos e em algumas situações, de detalhes. Victor, prende a atenção do espectador através de ângulos diversos conforme a necessidade da história. O enquadramento favorece a regra dos terços, se valendo de molduras, texturas, linhas e perspectivas. 


O uso das cores reais norteia o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo, que em alguns casos, para reforçar e dar continuidade a narrativa faz o uso do preto e branco. Seu trabalho é consistente, preservando detalhes e evidenciando os acontecimentos através da grande profundidade de campo, aproveitando objetivas grande angulares e teles. 


A seguir, confira mais detalhes sobre preferências visuais do fotógrafo. 

Edição de imagens a partir do conteúdo disponibilizado no site do fotógrafo.


Personalidade importante

para o cenário de Fotojornalismo nacional e internacional.


Victor Moriyama é, sem dúvidas, um dos mais importantes fotojornalistas renomados e atuais do Brasil, considerado amplamente em diversos países mundo a fora. Inspirado por grandes nomes da fotografia como Lynsey Addario, James Nachtwey, Alex Webb, Nikos Economopoulos e Emin Ozen, o fotojornalista promove o conhecimento mundial de notícias da Amazônia e América do Sul através de suas imagens, que impactam ao olhar, fazendo jus aos grandes prêmios recebidos.


Seu trabalho vai muito além da fotografia para veículos de comunicação, Victor desenvolve projetos pessoais com amplo valor históricos documental para o país; possui um livro publicado; juntamente com fotógrafos colaboradores, alimentam o perfil no Instagram Histórias Amazônicas e ainda, criou um programa de mentoria aplicado juntamente pelos fotógrafos Ed Kashi e André Penteado.



Mais do Fotógrafo: Instagram, Site.




Mensagem final da autora: "Obrigada pela sua participação! Admiro sua força, coragem e determinação para apresentar temas tão relevantes para a nossa sociedade e contexto do nosso País. Você é uma fonte de inspiração para nossa geração. Obrigada de coração pela oportunidade de apresentar sobre você e sua obra e por todo o tempo que dedicou para esclarecer as questões. Abraço!" - Dauana Mantovanello.