Imagem capa - Decoração de Casamento pensada na Fotografia por Diego Dahmer FOTO
Casamentos

Decoração de Casamento pensada na Fotografia


A decoração de um casamento, sem dúvidas, representa muito sobre a personalidade do casal. Sua produção é pensada com carinho e cuidado em cada detalhe para impressionar e emocionar a todos. Seja ela clássica ou moderna, com muito ou poucos elementos, a decoração chama a atenção dos convidados e se torna cenário de muitas fotos para eles e também para nós, fotógrafos e cinegrafistas!


Provavelmente você já ouviu falar: “A fotografia e a filmagem são as lembranças que ficam do casamento!”, certo? Pois, então... Imagine, se lá no início do seu planejamento, você já considerar mais alguns detalhes que irão ficar melhores na fotografia e filmagem, qual o resultado que você veria?


Refletindo sobre isso, queremos compartilhar com você dicas importantes para a harmonia visual da sua decoração pensada também para a fotografia e filmagem, afinal, todos os detalhes são importantes e com certeza, a lista a baixo que montamos para você, irá complementar ainda mais as recomendações valiosas da sua empresa de decoração.


É essencial dizer que: Nossa intenção não é revelar as tendências sobre decoração e nem saber mais do que os nossos colegas profissionais do ramo e sim, transmitir conceitos atemporais e colaborar trazendo a nossa experiência como fotógrafos de casamento. Isso porque, inúmeras vezes, percebemos que a harmonia geral das imagens seria muito melhor se a decoração e a iluminação fossem pensadas com alguns conceitos fotográficos que vamos passar aqui para você a seguir.





Iluminação: a luz é o início de tudo!

Embora, iluminar a cena seja responsabilidade do fotógrafo, quanto menos luz artificial for necessária, mais as suas fotos ficarão naturais e você terá uma lembrança exata de como foi a ambientação do seu casamento. Então, é importante sim pensar na iluminação do ambiente, seja na cerimônia, recepção ou festa.


Vamos falar sobre qualidade da luz: “Não vemos ou fotografamos os objetos, e sim, a luz que interagiu com os objetos.”¹


Basicamente o que queremos dizer é: dependendo das cores escolhidas na iluminação cênica, essas serão as cores refletidas na decoração e também nas pessoas próximas. Portanto, essa é uma escolha muito importante, pois você não vai querer seu bolo, vestido ou até os rostos com cores digamos, no mínimo estranhas. Por isso, na nossa opinião, o ideal é manter as luzes mais neutras, como brancas ou âmbares.


Um aspecto relevante das cores são os sentimentos transmitidos através delas, como por exemplo a luz quente, com tons mais amarelos próximos do vermelho, transmitem a sensação de conforto, aconchego e até um clima mais romântico. Já a luz fria, com tons mais azulados, geralmente está ligada a sensação de frieza, mas também pode estar relacionada com céu, segurança e paz.


A dica é: escolha entre uma ou outra tonalidade de luz, evite misturar luzes quentes e frias no mesmo ambiente, pois isso irá interferir na qualidade das fotos já que uma luz sobrepõe a outra.²





Cerimônia: menos é mais!

Na fotografia de casamento, buscamos sempre conceitos de equilíbrio e harmonia nas imagens. Trazendo para a decoração, cuide com excessos e poluições visuais como, por exemplo, no corredor das entradas. Procure posiciona-lo (se puder) de forma que o fundo seja o mais “limpo” possível evitando distrações, afinal, essas são as fotos mais esperadas do grande dia. Por isso, evite coisas como extintores de incêndio, pessoas passando, placas... No caso dos ambientes externos, as interferências indesejadas podem ser galhos, postes, carros, entre outros.


Indicamos também, evitar ao longo do corredor arranjos exageradamente grandes, pois eles atrapalham tanto a visão do fotógrafo, quanto dos convidados, pais e padrinhos que podem ter dificuldade de assistir a tão esperada entrada da noiva. Uma boa solução são pequenos arranjos e velas no chão, mas cuidados com as velas, por favor! Elas podem causar acidentes, por isso dê preferência àquelas com o pavio fundo.


Esse conceito vale para o local em que a cerimônia de fato se dará, ondem ficam os noivos e o celebrante, seja no altar da igreja (onde não é possível muitas alterações) ou em um pergolado, no caso de casamentos ao ar livre.





Recepção: compartilhar o melhor momento com os convidados!

Momento de alegria para abraçar os convidados e para fazer as indispensáveis fotos protocolares, sejam elas só com os familiares ou com todos os convidados, até a tradicional foto do corte do bolo.


Aqui valem os mesmos conceitos de iluminação e harmonia visual que já falamos. Evite o uso de cores fortes na mesa de doces e no bolo, pois elas podem alterar totalmente as cores, o que pode ser irreversível na fotografia prejudicando assim, a decoração e ainda atrapalhar as fotos protocolares, pois é comum que elas acontecerem em frente à mesa de doces.  


Mais uma dica em relação, é cuidar também com os tipos de arranjos que serão usados sobre a mesa de doces. Algumas coisas não ficam legais, como galhos secos altos, luminárias ou qualquer coisa que pareça estranho saindo da cabeça das pessoas. Boas soluções são cortinas de luzes, grandes arranjos, paredes de folhas ou flores e no caso das luminárias, o ideal é que sejam posicionadas acima da altura da cabeça.




Neste sentido, é importante lembrar também dos os arranjos nas mesas dos convidados. Assim como arranjos muito grandes podem atrapalhar no corredor da cerimônia, o mesmo vale para as mesas, pois podem atrapalhar tanto o fotógrafo que não conseguirá mostrar todas as pessoas em seu enquadramento, quanto os convidados que podem ter dificuldades em conversar uns com os outros. Por isso, opte por arranjos menores na mesa dos convidados ou se forem grandes, procure vasos altos, que ultrapassem a visão dos convidados sentados à mesa.





Festa: hora de descontrair e curtir!

Momento de cantar, dançar e se divertir. Para garantir um espaço mais amplo e seguro, em alguns casos, a decoração com objetos que quebram e mesas podem ser afastados. As luzes do salão são apagadas e as do DJ iluminam a festa, situação perfeita para destacar cenas descontraídas da galera curtindo, já que o fundo fica propositalmente escuro ou borrado nas fotos, valorizando as luzes do DJ. Essa é a situação ideal para explorar luzes com formas e cores, pois elas vão colaborar com o clima animado da festa.


Aqui vale a criatividade. Existem alguns detalhes que se destacam para causar um efeito espetacular nas fotos e filmagem, como a pista de LED!





Então,

Seja qual for o estilo da sua decoração, clássica, rústica, vintage, temática, moderna, clean ou romântica³, procure conversar com sua empresa de decoração, iluminação, fotógrafo e videomaker. É a nossa dica, para que tudo encontre equilíbrio e harmonia de uma forma que o resultado das suas fotografias e filmagem fiquem impecáveis.

Pois, no dia do casamento uma coisa depende da outra e nada melhor do que uma equipe sincronizada e com o mesmo objetivo: deixar tudo alinhado para que vocês curtam com excelência o dia!





Gostou?

Você gostou das dicas e do assunto abordado? Conte aqui pra gente!

Queremos saber se o assunto ajudou você com os seus preparativos, porque, pra nós é um prazer contarmos um pouco da nossa experiência e contribuir com o seu casamento.


Imagens com direitos autorais. Proibida a reprodução.



REFERÊNCIAS

1 – LUBACHESKY, Romulo. A tríade da câmera fotográfica: um estudo profundo sobre o equipamento fundamental da fotografia. Balneário Camboriú: Editora Photos, 2016.

2 – IBDA FORÚM DA CONSTRUÇÃO. Como fazer iluminação para casamento. Disponível em http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=3&Cod=2166. Acesso em: 21 abril 2020.

3 – GUIA DE CASAMENTO. Sete estilos de decoração de casamentos. Disponível em https://www.guiadecasamento.com.br/cerimonia-e-festa/decoracao/7-estilos-de-casamento. Acesso em: 21 abril 2020.